Persistência e determinação

Persistência e determinação

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Boca de mãe, não é lixeira!

Há um tempo atrás, assisti a uma entrevista de um nutricionista que dava dicas de emagrecimento para mamães. Entre uma dica de outra, ele disse "as mulheres não tem ideia de quanta caloria acabam ingerindo durante uma semana só beliscando as sobras dos pratos dos filhos pequenos. Nunca se esqueçam: boca de mãe, não é lixeira! Sobrou um pouquinho no prato do filho? Coloca no lixo! De colherinha em colherinha a mamãe fica fofinha." 

Não é engraçado? Eu morri rindo, mas a dica realmente é muito séria e valiosa.

Como já contei, tenho um filho de 7 anos e a hora da mesa é geralmente uma guerra: "preciso comer tudo?", "quantas colheres mais?", e assim vai. Então, como é de se esperar, sempre deixa umas garfadas no prato.

Ontem à noite, jantei antes do meu filho. Meu cardápio rigidamente comportado, conforme o plano alimentar. Mas, fiz um macarrão (AMO) para o Henrique e ele deixou um pouquinho no prato, como de costume. Ao recolher a mesa, olhei para o prato de macarrão, ele olhou pra mim e disse: "duas garfadinhas não vão te engordar!", na mesma hora lembrei da máxima do dito nutricionista espirituoso e respondi: "não macarrão!". Com um triste pesar, joguei no lixo.

Um minuto depois, me senti aliviada por ter conseguido vencer a compulsão de dar só uma beliscadinha no macarrão do meu filho, afinal, eu nem estava com fome!

Mas será que esses pequenos beliscos nas sobras dos filhotes fazem diferença mesmo? Vejamos.

Uma colher de sopa de arroz e feijão (embora sejam alimentos saudáveis) possuem cerca de 40 calorias.
1/5 de um bife de carne bovina magra tem aproximadamente 50 calorias.
Ou seja, se você arrematar o prato da criança em míseros 3 pedacinhos cortados de carne e 1 colher de arroz e feijão, terá ingerido 90 calorias! Em uma semana, isso representará cerca de 450 calorias.

Faz ou não faz diferença?




Nenhum comentário:

Postar um comentário