Persistência e determinação

Persistência e determinação

quarta-feira, 4 de março de 2015

Pão sem glutén em 5 minutos: alimento para sobrevivência!

Nos útlimos dias não consegui nem chegar perto do blog, por isso já me desculpo com quem me acompanha! Mas tenho certeza de que as mamães me entenderão. Cuidar de um bebê pequeno exige muito da gente, principalmente quando eles resolvem jogar a rotina de soninho para o alto. Estou tentando me readaptar à falta de horários do Matheus e conciliar com os cuidados e atenção com o Henrique.

Falando em readaptação, preciso confessar que quando estou "no olho do furacão"com a galerinha aqui em casa, fica bem mais difícil organizar a alimentação. Então fazer pratos e alimentos super elaborados que demandem tempo e energia, estão temporariamente fora de cogitação.

Atualmente as palavras de ordem são: COMIDA SAUDÁVEL, SABOROSA E PRÁTICA. Por isso, adaptei uma receita de Pão que deu muito certo. Ela é maravilhosa porque é sem glúten, magrinha, gostosa e o melhor de tudo, preparada em 5 minutos no microondas, o que neste momento significa: alimento de sobrevivência.

Outro ponto super positivo desta receita é a versatilidade de sabores que ela nos possibilita. Assim, fica difícil enjoar e ainda dá pra brincar com a criatividade e com os ingredientes que temos disponíveis em casa.




Pão sem Glúten em 5 minutos
(Receita base)

Ingredientes:

1 ovo
1 col. sopa de farinha de arroz
1 col. sopa de iogurte natural (desnatado ou integral)
1 col. café de fermento de bolo

Preparo:

Bata todos os ingredientes com um garfo ou fuet em uma caneca. Despeje na omeletera ou qualquer recipiente que possa ir ao microondas. Não é necessário untar nem acrescentar sal.
Asse por 2min20s.
Ao retirar do microondas, toste o pãozinho em uma frigideira antiaderente sem óleo só até ele dourar.
Corte no meio e acrescente o recheio da sua preferência.

Sugestões de Combinações:

Estes ingredientes devem ser acrescentados à massa depois que a receita base for batida com o garfo e estiver bem uniforme. Eu testei todas as combinações abaixo, e ficaram uma delícia!

- 1 col. chá de chia e 1 col. chá de linhaça
- 1 pitada de orégano e 1 col. chá de queijo parmezão ralado
- 1 col. de chá de gergelim tostado
- 1 pitada de ervas da provence (alecrim, manjericão, orégano)


Na receita da foto acima, coloquei gergelim tostado e assei na omeletera na parte destinada aos ovos individuais. Um porção da receita, rendeu dois pãezinhos redondos e fofos.


Aqui, eu acrescentei chia a linhaça e assei toda a porção em uma forma só. O recheio foi tomate, rúcula, queijo cottage e um fio de azeite de oliva.

Espero que gostem!

4 comentários:

  1. O único porém é o microondas; pois ele não é nada saudável. Microondas nem pra nosso pior inimigo.

    ResponderExcluir
  2. O único porém é o microondas; pois ele não é nada saudável. Microondas nem pra nosso pior inimigo.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, então fiz a receita e não achei nada saborosa. Será que algo saiu errado ?

    ResponderExcluir